Grande São Luís amanhece sem transporte coletivo nesta terça-feira (06)


Os trabalhadores do transporte público iniciaram uma greve nesta terça-feira (6) na Grande São Luís, em resposta à contraproposta do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET). A oferta inclui a redução do valor do ticket alimentação, falta de garantia para a manutenção do plano de saúde e a ausência de qualquer percentual de reajuste nos salários, enquanto a categoria busca preservar esses direitos. Os rodoviários afirmam que a greve será por tempo indeterminado.

O desembargador Francisco José de Carvalho Neto, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16), determinou que 50% da frota dos coletivos circulasse na Ilha de São Luís durante a paralisação, com uma multa diária de R$ 30 mil ao STTREMA em caso de descumprimento. Além disso, o TRT-16 proibiu atos de vandalismo ou qualquer prática que impeça a prestação do serviço de transporte público na Grande Ilha de São Luís, sob pena de multa diária de R$ 30 mil.

Na tarde desta terça-feira, está agendada uma reunião a partir das 14h na sede do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), na capital, onde o STTREMA e o SET discutirão a Convenção Coletiva de Trabalho de 2024 e a possível resolução da greve.

Comentários