O Ministério da Saúde anunciou oficialmente a inclusão da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o Brasil o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante de forma universal pelo sistema público. A campanha de vacinação está programada para iniciar em fevereiro, e o estado do Maranhão já se prepara para a distribuição das doses.
Os cinco primeiros municípios maranhenses a receberem a vacina serão São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, está ativamente envolvido nas reuniões de planejamento e definição das estratégias para a distribuição eficaz do imunizante no estado.
A vacinação será direcionada a crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, e o esquema vacinal consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Tiago Fernandes destacou que, de acordo com os critérios estabelecidos em colaboração com estados e municípios, as vacinas serão inicialmente destinadas às regiões de saúde com municípios de grande porte, apresentando alta transmissão nos últimos dez anos e uma população residente igual ou superior a 100 mil habitantes. Essa distribuição também levará em conta altas taxas de transmissão nos últimos meses.
"Em 2024, as equipes de saúde da SES acompanharão a definição da quantidade de vacinas a serem destinadas ao Maranhão", ressaltou o secretário de Estado da Saúde.
O Ministério da Saúde informou que a vacina contra a dengue será aplicada em 521 municípios considerados endêmicos. Além disso, o processo de organização da campanha foi conduzido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), seguindo as diretrizes da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Comentários
Postar um comentário